ATENÇÃO GESTORES DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS: A RECEITA VAI MONITORAR O PIX
- Mattos Melle
- 27 de fev. de 2023
- 1 min de leitura

O PIX foi uma grande novidade no sistema financeiro brasileiro lançado em 2020, e tem feito muito sucesso. Por ser gratuito, tornou-se um importante meio de pagamento.
.
Mas porque ele impacta tanto na gestão de seu consultório?
.
É que em setembro de 2022, o Conselho Nacional de Política Fazendária oficializou a trouxe mais uma novidade. Através do Convênio ICMS 166/2022, autorizando a Receita Federal a monitorar todas as transações realizadas pelo PIX. Não só. Também autorizou a fiscalização desde a sua implantação, retroativamente.
.
Assim, todas as movimentações feitas através de PIX, além das instituições financeiras, cooperativas e intermediadores de crédito, serão fiscalizadas retroativamente.
.
Além das transações feitas com o Pix, a Receita Federal também vai analisar transações feitas com cartões de crédito e débito, linhas de crédito oferecidas por comércios, entre outros instrumentos de pagamento eletrônico.
.
É primordial que o gestor da clínica ou consultório saiba: o total de rendimentos que você oferece à tributação em sua Declaração de Imposto de Renda, precisa ser maior que a soma dos recebimentos de consultas por PIX (ou outros meios eletrônicos - cartão, TED, depósitos).
.
Caso sejam encontradas irregularidades, você corre o risco de ser fiscalizado e autuado, e as multas são pesadas.
.
Tem dúvidas sobre impostos para médicos? Mande-nos uma mensagem!
#pix #medicina #clinica #consultorio #medico #medica #CPF #CNPJ #planejamanotributario#simplesnacional #equiparacaohospitalar #livrocaixa #economiadeimpostos #pagarmenosimposto#eficienciafinanceira #saudefinanceira #posicionamentodemercado #maisliberdade



Comentários