5 ARMADILHAS DE GESTÃO QUE OS MÉDICOS DEVEM EVITAR
- Mattos Melle
- 4 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Os médicos são profissionais altamente capacitados e dedicados, mas assim como outras profissões, não são treinados para gerir suas clínicas e consultórios.
Cair nessas armadilhas pode custar caro e prejudicar o faturamento de forma significativa. Uma perda aqui, um gasto exagerado ali, e de repente, virou uma bola de neve.
A situação é ainda mais complicada quando estamos recém-formados, com a euforia do canudo na mão e a sede pela prática!
Hoje vamos destacar alguns desses principais erros e passar dicas de como evitá-los:
1. Não fazer um orçamento: Muitos médicos podem se sentir confiantes em sua capacidade de gerar renda e acabam negligenciando a importância de estabelecer um orçamento pessoal e profissional. Entretanto, é essencial ter uma idéia clara de suas receitas e despesas para evitar gastos excessivos.
2. Não ter uma assessoria especializada para sua parte contábil e jurídica. Tentar fazer a parte burocrática e financeira por conta ou com quem não entende pode ser um dos maiores erros da sua carreira. Além de não saber direcionar as questões da forma correta, poderá estar perdendo grandes oportunidades de reduzir os seus impostos.
3. Ignorar o planejamento da aposentadoria: Muitos acreditam que a renda é suficiente para manter seu padrão de vida quando se aposentarem, o que se torna uma inverdade ao longa da vida. Desta forma, ignorar o planejamento de aposentadoria pode levar a surpresas desagradáveis no futuro.
4. Não diversificar os investimentos: Outro erro comum é investir apenas em uma classe de ativos, o pode ser muito perigoso e deixa-lo vulnerável às flutuações dos mercados, sendo mais seguro diversificar seus investimentos para minimizar os riscos e maximizar as oportunidades de retorno.
5. Não pensar na sucessão: Os médicos devem trabalhar em conjunto com seus colegas e familiares para criar um plano de sucessão que possa ajudá-los a passar adiante seus negócios. Isso pode incluir estabelecer um testamento, preparar documentos legais e outras medidas para garantir que seus bens financeiros estejam protegidos. Dessa forma, eles terão a tranquilidade de saber que seus negócios estão em boas mãos mesmo depois que eles partirem.
Portanto, conhecer e aproveitar essas dicas pode auxiliar os doutores a se concentrarem em sua prática profissional de forma mais leve e tranquila para uma vida financeira mais prospera.
Gostou das dicas? Siga para mais conteúdos
#gestão #medico #planejamanotributario #CLT #PJ #CPF #CNPJ #clinica #consultorio #medica #simplesnacional #equiparacaohospitalar #livrocaixa #economiadeimpostos #pagarmenosimposto #eficienciafinanceira #saudefinanceira #posicionamentodemercado #maisliberdade




Comentários